As tratativas para a consolidação da parceria, intermediadas pelo Escritório de Projetos e Processos (EPP) da UEM, ocorreram por meio de um ofício enviado pela Reitoria da UEM à RF. Entre as doações, destacam-se smartphones, notebooks, drones e tablets, além de caixas de som, câmeras fotográficas, pendrives e outros equipamentos eletrônicos, que serão enviados a diferentes departamentos da Universidade. Para o Restaurante Universitário (RU), foram destinadas cargas de alho in natura e azeite de oliva.
Também foram dados à UEM dois veículos apreendidos pela RF – uma picape modelo Fiat Strada e um furgão da marca Mercedes-Benz, que serão destinados ao Programa Alimentos Solidários e Agricultura Sustentável (Pasas). Conforme solicitação da Reitoria, o programa passará a atender o câmpus sede da UEM com o abastecimento de frutas, visando à implantação do café da manhã no RU.
Presente à entrega das doações, que ocorreu no depósito da RF em Maringá, o reitor da UEM, Leandro Vanalli, celebrou a parceria duradoura entre as instituições. “A Receita Federal sempre tem nos dado abertura para vários projetos. E nós pudemos, a partir deste convênio, solicitar, por meio de ofícios, as demandas que a UEM tem no sentido de servir à população, através de seus cursos e de seus mais diferentes projetos. Fica a nossa gratidão à Receita Federal por todo o apoio na área de equipamentos e insumos”, frisou.
Segundo o coordenador técnico do EPP, Sidinei Silvério da Silva, as doações beneficiam diferentes setores da Universidade. “A parceria do EPP com a Receita Federal se iniciou em outubro de 2022 e essa já é a sexta vez que recebemos doações. São, principalmente, doações para o Pasas, mas também para a Comissão Central do Vestibular Unificado, para o Restaurante Universitário, entre outros setores. É extremamente positiva essa parceria, feita pela gestão do professor Leandro e da professora Gisele, que tem contribuído para a nossa principal política de graduação, que é a permanência estudantil”, destacou.
Contrapartidas
Como contrapartida às doações recebidas, a Universidade atua em colaboração com a RF em diversas frentes. São exemplos as iniciativas de educação financeira e fiscal junto à sociedade promovidas pelo Departamento de Ciências Contábeis (DCC). O projeto “Dramatizando a cidadania fiscal no contexto nacional e internacional”, do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), leva o assunto aos palcos, com peças de teatro realizadas por servidores da Universidade desde 2005.
Segundo o reitor, Leandro Vanalli, outras possibilidades são estudadas pelas instituições, como a inclusão de questões sobre educação fiscal nos vestibulares da UEM, de modo a incentivar o estudo do tema nas escolas. “É algo que faz parte de um conjunto grande de projetos e possibilidades que temos, graças a esse convênio amplo com a Receita Federal”, afirmou.
O delegado da RF de Maringá, Marcos Wanderley de Souza, destacou que as duas partes saem ganhando com a parceria. “Em relação aos itens apreendidos, temos uma portaria que prevê que façamos leilão, destinação para os órgãos de segurança ou também destinação às universidades, instituições de ensino e outras entidades da sociedade civil. Nada melhor do que um produto que alimentaria o crime organizado ser revertido em favor da sociedade. E a Receita Federal também ganha porque nós temos todos esses projetos junto da UEM”, explicou.
Mudi e Profagroec são contemplados
O Mudi, que atua junto à RF em diversas iniciativas, será um dos setores beneficiados pelas doações desta sexta-feira (15). Equipamentos como canhões de luz, caixas de som e mesas de edição serão empregados em apresentações teatrais e projetos audiovisuais realizados pelo museu.
É o que afirma o professor do Departamento de Ciências Morfológicas (DCM), Marcílio Hubner de Miranda Neto, coordenador do projeto “Dramatizando a cidadania fiscal no contexto nacional e internacional”. “O Mudi tem uma parceria com a Receita Federal que já dura mais de 20 anos. Nossos projetos não só realizam atividades dentro da UEM, mas também em outros municípios e estados do país. Agora, teremos equipamentos de iluminação, caixas de som, uma nova mesa para operar essas caixas, e com isso um ganho na qualidade dos espetáculos educativos que são produzidos”, comemorou.
Outras doações serão destinadas a iniciativas de pesquisa, extensão e pós-graduação da Universidade. O Programa de Pós-Graduação e Mestrado Profissional em Agroecologia (Profagroec) será um dos contemplados com drones, notebooks e outros equipamentos para a realização de atividades de campo.
A diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Adriana Aparecida Pinto, agradeceu à RF, ao EPP e à Reitoria da UEM pelos itens recebidos. “As doações são extremamente importantes. Nem sempre o centro consegue atender a todas as demandas, principalmente de equipamentos. Então, para nós, é uma parceria fundamental para as atividades de ensino, pesquisa e extensão”, argumentou.
Além de Mudi e Profagroec, outros departamentos da Universidade receberão doações, conforme a solicitação inicial do Gabinete da Reitoria (GRE) da UEM.