São sete vagas que contemplam três macrorregiões do Estado – as de Curitiba, Londrina e Cascavel, abrangendo os municípios paranaenses com unidades penais. O concurso exige formação de nível médio e posse de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. O salário inicial é fixado em R$ 4.548,97, acrescido de auxílio alimentação no valor de R$ 634,74. Os candidatos aprovados farão parte do Quadro Próprio da Polícia Penal (QPPP) e trabalharão 40 horas semanais, podendo optar por formato de escala (plantão) ou expediente.
“Hoje a Polícia Penal do Paraná está consolidada, com uma legislação própria e um excelente plano de carreira, que está entre os melhores da segurança pública do Estado. Para quem procura o serviço público, que admira e pretende ingressar na carreira, esta é uma oportunidade muito promissora”, destaca o diretor-adjunto da PPPR, Maurício Ferracini.
Entre as funções do policial penal estão: exercer o poder de polícia na apuração e aplicação de sanções disciplinares, de acordo com a Lei nº 7.210/84; e coordenar, dirigir e chefiar estabelecimentos penais, atividades típicas de gestão prisional e setores relacionados ao órgão responsável pela administração do sistema prisional.
Também fazem das funções participar, integrar ou assessorar órgãos, departamentos, conselhos, comissões ou grupos de trabalho relacionados ao sistema penitenciário; classificar as pessoas privadas de liberdade (PPL); transportar, conduzir, guardar e escoltar custodiados; e coordenar e realizar as atividades típicas de execução penal, bem como as afetas à custódia de presos provisórios, medidas cautelares diversas da prisão e tratamento penal.
ETAPAS – O processo seletivo do concurso compreende diversas etapas. A primeira delas é a prova objetiva que está agendada para o dia 19 de maio, com duração de até 5 horas. Serão 75 questões de múltipla escolha, distribuídas entre 25 questões de conhecimentos gerais (envolvendo língua portuguesa, raciocínio lógico matemático e informática) e 50 de conhecimentos específicos (incluindo direito administrativo, legislação extravagante, direito constitucional, direito penal, direito processual penal, direito penitenciário, criminologia e direitos humanos).
O processo seletivo contempla ainda etapas de avaliação psicológica, investigação social, curso de formação e avaliação médica, todas de caráter eliminatório.
O curso de formação será ministrado nos municípios de Curitiba e Londrina, aplicado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen). Podem ser convocados até 500 alunos aprovados em todas as etapas anteriores para realizar o curso.
INFORMAÇÕES – Os candidatos devem sempre estar atentos às informações do edital e acompanhar as demais publicações e erratas que serão divulgadas. O canal oficial de rede social da Polícia Penal do Paraná também estará sempre atualizado sobre o calendário do processo seletivo.