Região

Projeto de Lei propõe criação de cargos na PM para viabilizar instalação de Batalhão Metropolitano em Sarandi

A instalação do Batalhão Metropolitano da Polícia Militar em Sarandi avançou mais uma etapa com o envio de projeto de...

Prefeitura de Sarandi/Divulgação
A instalação do Batalhão Metropolitano da Polícia Militar em Sarandi avançou mais uma etapa com o envio de projeto de lei à Assembleia legislativa, pelo Governo do Paraná, propondo a criação de 273 cargos a mais nos quadros de oficiais e praças da PM. O projeto seria exatamente para criação do 32º Batalhão em Sarandi. Prefeitura de Sarandi já disponibilizou terreno para construção do quartel, reafirmando esforço da administração Walter Volpato em viabilizar esse investimento em segurança.

“O projeto do governador Ratinho Junior expressa nossos esforços em defesa da instalação do batalhão da PM em Sarandi, considerando o contínuo crescimento da cidade, cada vez mais exigente em segurança, em que pese a eficiência da Guarda Civil Municipal, reconhecida pela excelência operacional”, afirma o prefeito de Sarandi, Walter Volpato, lembrando que o município também reivindica a transformação do distrito da Polícia Civil numa subdivisão.

Os cargos propostos pelo projeto de lei envolvem coronel, tenente-coronel, major, capitão, tenente, sargento, cabo e soldado. De acordo com o projeto, a ativação das vagas será formalizada posteriormente, por decreto, de acordo com os critérios de oportunidade e conveniência e observando a disponibilidade orçamentária e financeira. O governador Carlos Massa Ratinho Junior liberou, no ano passado, a realização de um novo concurso para o preenchimento de vagas na corporação.

“Sempre que se abre um novo batalhão, fazemos o pedido de criação de vagas para atender essa nova estrutura, como é o caso de Sarandi. O preenchimento será feito via concurso público, que está em processo de elaboração”, explicou o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva. O 4º BPM, de Maringá, atende atualmente 718.057 habitantes e uma área de quase 3 mil quilômetros quadrados.

Com 32º BPM, as cidades de Mandaguaçu, Marialva, Paiçandu e Sarandi, que reúnem uma população de 237.725 habitantes, passam ao novo batalhão, que deve ocupar inicialmente a sede da 4ª Companhia do 4º BPM. Com isso, o 4º BPM vai atender exclusivamente Maringá, cidade mais populosa e que ocupa uma área de 486 quilômetros quadrados, dentro da área de abrangência do 3° Comando Regional da PMPR. (ASCOM/AEN)



Outras notícias

Região

Meio Ambiente planta ipês às margens da Estrada Jaguaruna, convida entidades e lembra Dia do Voluntariado

A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou plantio de mudas de ipê ao longo da...
Região

Ponte ligando Sarandi a Maringá, já em construção, está prevista para ser concluída em abril de 2024

A construção da ponte ligando a avenida Nova São Paulo, no Jardim Centro Cívico, em Sarandi, a avenida Mário José...