A qualidade dos docentes das escolas estaduais do Paraná é reconhecida por pais e estudantes. De acordo com sondagem do Instituto Paraná Pesquisas, 96% dos estudantes do Ensino Médio e 94% do Ensino Fundamental aprovam os professores. Entre os pais, o índice de satisfação chega a 96%.
O secretário de Educação, Roni Miranda, afirma que o papel dos docentes para a trajetória dos estudantes extrapola a transmissão de conhecimento. “Eles são verdadeiros agentes de transformação na vida de seus alunos. A Secretaria de Estado da Educação do Paraná reafirma seu compromisso em valorizar e apoiar os educadores, reconhecendo o papel fundamental que desempenham na construção de uma educação de qualidade e inclusiva em todo o estado”.
ATENÇÃO – Solange Rodrigues da Costa tem três filhas matriculadas no Colégio Estadual Rocha Pombo, em Antonina, litoral: Gabriela Vitória, do 6º ano do Ensino Fundamental; Ana Beatriz, do 8º ano do Ensino Fundamental, e Raquele, do 2º ano Ensino Médio. Para a mãe, a dedicação dos docentes fica evidente não só na atuação em sala de aula.
“Dá para ver em cada um o amor pela profissão. Quando é uma época festiva, por exemplo, eles sempre propõem algo diferente. Eles ajudam os alunos na decoração da escola. São profissionais maravilhosos, muito atenciosos com os pais e alunos”, relata Solange.
RESULTADOS – Os resultados explicitados pela pesquisa conduzida pelo Instituto Paraná Pesquisas mostram o reconhecimento da comunidade acadêmica aos docentes, que desempenham papel fundamental na formação dos estudantes. A pesquisa foi feita por entrevistas telefônicas, não robotizadas, com 1.515 pais ou responsáveis, 1.511 estudantes do ensino médio, 1.546 estudantes do ensino fundamental, 1.530 professores e 290 diretores. O grau de confiança é de 95%.