A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Saúde, segue com o projeto ‘Fila Zero Catarata’ com exames e procedimentos cirúrgicos realizados no Hospital dos Olhos, em Jacarezinho (PR), conforme encaminhamento da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Cerca de 716 cirurgias foram realizadas entre julho de 2023 e março de 2024. Em abril estão previstos mais 100 procedimentos, totalizando 816 pacientes atendidos
Os procedimentos pré e pós cirúrgicos também foram realizados em Jacarezinho, o que exigiu grande estrutura logística. “Cada paciente viajava, em média, cinco vezes até a cidade ao longo do processo. Nosso maior desafio foi oferecer transporte confortável e seguro a todos pacientes atendidos, assegurando que todos tivessem acesso ao tratamento”, afirma o secretário de Saúde, Márcio Manoel.
“Esse resultado só foi possível porque muitas pessoas competentes e comprometidas estavam envolvidas. Os servidores trabalharam incansavelmente na organização e execução de toda logística que envolveu o transporte de pacientes para uma cidade há mais de 240 quilômetros de distância. Essa conquista é de todos”, afirma o prefeito de Sarandi, Walter Volpato.
A Catarata é uma lesão no ocular que atinge o cristalino, a ‘lente’ dos olhos, localizado logo atrás da pupila, deixando-o opaco. As causas da doença são variadas, a depender do tipo de catarata diagnosticada, sendo elas: senil, secundária, traumática e congênita. A doença, que é responsável por 49% dos casos de cegueira no país, é mais comum a partir dos 50 anos. Idosos acima de 75 anos representam 55,5% dos casos, aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mesmo com medidas eficazes para o atendimento de todos os pacientes, novos casos são diagnosticados diariamente no município. Em todo o país, cerca de 550 mil novos casos de catarata surgem todos os anos, aponta a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO). Novos pacientes também serão agregados ao projeto, permitindo a realização do tratamento da doença, que é exclusivamente por meio de cirurgia.