As pessoas que neste feriado visitarem a ExpoParanavaí, no Parque de Exposições de Paranavaí, no Noroeste do Paraná, poderão encontrar, entre as variadas atrações da feira, informações e entretenimento no estande da Copel. A Companhia divulga os principais programas e investimentos destinados à expansão e reforço das redes elétricas no Paraná e, para as crianças e suas famílias, os educadores apresentam de maneira lúdica as orientações sobre o uso seguro e consciente da eletricidade. A feira agroindustrial segue até domingo (02).
Durante a semana, turmas escolares que visitam o parque também recebem orientações sobre como economizar e garantir a segurança no uso da energia. Dicas como soltar pipas só longe da rede elétrica, e cuidar das instalações internas, utilizando o filtro de linha quando for necessário ligar mais de um aparelho na mesma tomada, fazem parte do diálogo com os visitantes, que levam para casa um material com atividades educativas.
Já para o público empresarial, o foco são os novos modelos de contratação de energia, como o mercado livre, para as empresas atendidas em alta tensão com demanda contratada igual ou superior a 500kW. Para negócios atendidos em baixa tensão, a opção é a nova modalidade Copel Solar, que oferece energia 100% renovável e pode proporcionar uma economia de até 25% nas contas de luz.
INVESTIMENTOS – Na ExpoParanavaí, a Copel divulga, ainda, o plano recorde de investimentos que está direcionando R$ 252,5 milhões para a região Noroeste do Paraná neste ano, abrangendo uma gama de projetos e iniciativas. Na área urbana de Paranavaí, destacam-se a construção de um novo circuito alimentador com aproximadamente seis quilômetros, e a instalação de oito religadores automatizados, a fim de garantir maior robustez e agilidade ao sistema de distribuição, melhorando os indicadores de qualidade de energia.
Com atenção a quem trabalha no campo, em todo o Paraná a empresa já construiu 17 mil quilômetros de redes pelo Programa Paraná Trifásico, dos quais 2,8 mil quilômetros estão na região Noroeste do Estado. Em Paranavaí e nos distritos do município, são mais de 200 quilômetros de redes, sendo que, destes, 58 km já estão em operação. Outros municípios da região também têm obras já concluídas, como Alto Paraná (35 km), Paranacity (32 km) e Guairacá (25 km).
Fonte: AEN