Nesta quarta-feira (12), o Brasil comemora o Dia dos Namorados, uma data diferente da escolhida por outros países como os Estados Unidos, onde a celebração ocorre em 14 de fevereiro. A data americana coincide com o Dia de São Valentim, um bispo que se destacou por lutar contra a proibição de casamentos durante as guerras.
No Brasil, o Dia dos Namorados no dia 12 de junho foi estabelecido na década de 1940, graças ao trabalho do publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo e ex-prefeito da capital paulista, João Doria Jr. A criação dessa data foi um pedido da Clipper, uma rede de lojas de departamento, cujo proprietário, Nilo de Souza Carvalho, buscava uma solução para a queda nas vendas entre o Dia das Mães (maio) e o Dia dos Pais (agosto).
João Doria desenvolveu uma campanha para as lojas Clipper em 1948, associando o Dia dos Namorados ao Santo Antônio, celebrado em 13 de junho e popularmente conhecido como o “santo casamenteiro”. O slogan da campanha, “Não é só com beijos que se prova o amor!”, incentivava a troca de presentes entre casais.
A ideia do pai do ex-candidato à presidência da República e apresentador da versão brasileira do reality show “O Aprendiz” rapidamente se popularizou e se tornou uma tradição em todo o Brasil.
Dia dos Namorados foi criado em 1949 por João Doria ou João Dólar, pai do governador de São Paulo.
— Thaiara Silva (@eusouthaiara) June 12, 2020
O publicitário importou a ideia do exterior e o slogan desenvolvido por ele era claro nesse sentido. “Não é só com beijos que se prova o amor”.https://t.co/e8Gmn2Ni0l pic.twitter.com/3t8Gdz62aA
Fonte: CNN Brasil