O Google anunciou recentemente que alunos e professores agora têm acesso ao Gemini, seu modelo de inteligência artificial (IA), por meio de suas contas escolares. Anteriormente, eles só podiam usar o Gemini ao fazer login em suas contas pessoais.
De acordo com a gigante da tecnologia, essa mudança permitirá que os jovens adquiram habilidades essenciais para prosperar em um mundo cada vez mais familiarizado com a IA generativa. O Gemini é uma das tecnologias por trás de modelos como o ChatGPT da OpenAI e o Copilot da Microsoft.
Gemini “com rodinhas” para a sala de aula
Em um post publicado em seu blog, o Google explicou que tomou medidas para garantir que a IA seja usada de forma responsável nas escolas. Isso inclui filtros de proteção contra respostas inadequadas e recomendações de dupla verificação. É como se os alunos estivessem usando uma versão do Gemini com “rodinhas”.
As recomendações de dupla verificação visam desenvolver a alfabetização informacional e o pensamento crítico dos jovens. Além disso, o Google enfatizou que não usará as conversas entre alunos e o Gemini para treinar ou melhorar seus modelos de IA.
Disponibilidade global
O Gemini estará disponível para estudantes adolescentes em suas contas do Google Workspace for Education em inglês, abrangendo mais de 100 países. Por padrão, a IA estará desativada para adolescentes até que os administradores a ativem. Essa iniciativa visa promover o uso responsável da tecnologia e capacitar os alunos para o futuro digital.
Fonte: Olhar Digital