Política

Biden desiste de candidatura à reeleição nos EUA

Democrata, de 81 anos, engrossa, assim, o clube restrito de presidentes americanos em fim de mandato que jogaram a toalha...

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (21) que não buscará a reeleição na disputa contra Donald Trump. Esse movimento histórico adiciona ainda mais incerteza à já tumultuada corrida pela Casa Branca de 2024.

“Embora minha intenção fosse buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me retire e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”, declarou Biden em uma carta publicada na rede X.

Com 81 anos, Biden se junta ao seleto grupo de presidentes americanos que abriram mão de tentar a reeleição ao final de seus mandatos. No entanto, ele é o primeiro a tomar essa decisão em um estágio tão avançado da campanha e o único a fazê-lo devido a questionamentos sobre sua capacidade mental, especialmente após um desempenho desastroso no debate contra seu adversário republicano, Donald Trump.

Leia na íntegra o comunicado divulgado pelo presidente americano:

Meus caros americanos,

Nos últimos três anos e meio, nós tivemos um grande progresso como nação.

Hoje, os Estados Unidos tem a economia mais forte do mundo. Nós fizemos investimentos históricos para reconstruir a nossa nação, em diminuir os custos de medicamentos para idosos e expandir um sistema de saúde acessível para um número recorde de americanos. Nós fornecemos cuidado criticamente necessário para milhões de veteranos expostos a substâncias tóxicas. Aprovamos a primeira lei de segurança de armamentos em 30 anos. Nomeamos a primeira mulher afro-anericana na Suprema Corte. E aprovamos a legislação climática mais significativa da história mundial. Os Estados Unidos nunca estiveram em uma posição para liderar tão boa quanto a que estamos hoje.

Eu sei que nada disso poderia ter sido feito sem vocês, o povo americano. Juntos, nós superamos uma pandemia única em um século e a pior crise econômica desde a Grande Depressão. Nós protegemos e preservamos a nossa democracia. E nós revitalizamos e fortalecemos nossas alianças ao redor do mundo.

Tem sido a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E mesmo que minha intenção seja a de buscar a reeleição, acredito ser do melhor interesse do meu partido e do país que eu abra mão da candidatura e foque apenas em cumprir com meus deveres enquanto presidente pelo resto do meu mandato.

Vou me dirigir à nação durante esta semana com mais detalhes sobre a minha decisão.

Por ora, gostaria de expressar minha mais profunda gratidão por todos aqueles que trabalharam tão duro para que eu fosse reeleito. Quero agradecer à vice-presidente Kamala Harris pela extraordinária parceria neste trabalho. E quero expressar minha profunda apreciação ao povo americano pela fé e confiança que colocaram em mim.

Acredito hoje no que sempre acreditei: não há nada que os Estados Unidos não possam fazer – quando fazemos juntos. Nós só precisamos nos lembrar que somos os Estados Unidos da América.

*Com informações da Jovem Pan

Outras notícias

Política

Governo disponibilizará R$ 56 milhões para vítimas de ciclone no Sul

O presidente da República em exercício Geraldo Alckmin reuniu, neste sábado (9), no Palácio do Planalto, ministros e demais integrantes...
Política

CPIs agitam Congresso com depoimento de diretores da CBF e sócios da 123Milhas

Após a pausa do feriado de 7 de Setembro, as articulações políticas e econômicas devem voltar com força na semana...