Nesta quarta-feira (14), a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a Mpox, popularmente conhecida como varíola dos macacos, como uma emergência de saúde pública de importância internacional. A doença, que tem se alastrado pela República Democrática do Congo e outros países africanos, motivou o alerta máximo da entidade.
Durante coletiva de imprensa, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, explicou que a decisão foi baseada em recomendações do Comitê de Emergência. “A detecção e a rápida propagação de uma nova variante de Mpox no leste da República Democrática do Congo, sua aparição em países vizinhos que anteriormente não haviam registrado casos, e o potencial para uma propagação maior dentro e fora da África são extremamente preocupantes”, afirmou Tedros.
A OMS estima a necessidade de US$ 15 milhões para uma resposta imediata à nova emergência, com US$ 1,5 milhão já mobilizados por meio de um fundo de contingência. “Planejamos mobilizar mais recursos nos próximos dias e pedimos aos doadores que financiem o restante do plano de resposta”, concluiu o diretor-geral.
Fonte: Jovem Pan