Esportes

Conheça os 20 atletas paranaenses participantes dos Jogos Paralímpicos Paris 2024

Competição reunirá os melhores atletas com deficiência do mundo, incluindo 20 representantes do Paraná

Foto: Isabela Vergani/CPB
Foto: Isabela Vergani/CPB

De 28 de agosto a 8 de setembro, Paris sediará os Jogos Paralímpicos 2024, um dos eventos esportivos mais importantes do mundo. O Paraná contará com 20 atletas na competição, todos beneficiados pelo programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.

Esta edição dos Jogos será histórica para o Brasil, que terá sua maior delegação em competições internacionais: 280 atletas, dos quais 97,86% são beneficiários do Bolsa Atleta. Dentre esses, mais de 63% recebem a Bolsa Pódio, a categoria mais alta do programa. Em 2023, o governo investiu mais de R$57 milhões em atletas paralímpicos, por meio dos editais de dezembro de 2022 (Bolsa Pódio) e janeiro de 2023 (Bolsa Atleta).

Entre os destaques do Paraná está o velocista Vinicius Rodrigues, uma das maiores promessas do esporte paralímpico brasileiro. Ele conquistou a medalha de prata nos Jogos de Tóquio 2020 e detém o recorde mundial dos 100 metros rasos na classe T63. Vinicius, que precisou amputar a perna esquerda após um acidente de moto em Maringá (PR), iniciou sua trajetória no atletismo com o incentivo da corredora Terezinha Guilhermina. Atualmente, ele é beneficiário da Bolsa Pódio.

Outro grande nome do Paraná é Beatriz Carneiro, que começou a nadar aos 12 anos e já conquistou uma medalha de bronze nos 100m peito SB14 nos Jogos de Tóquio 2020. Ela competirá em Paris ao lado de sua irmã, Débora Carneiro, que também tem deficiência intelectual e disputa na mesma classe. Ambas recebem a Bolsa Pódio.

A equipe paranaense também conta com Aline Rocha, Lorena Spoladore, Alessandro de Souza (atletismo), Vitória Caroline Ribeiro (natação), Vitor Tavares (badminton), Jady Malavazzi (ciclismo), Igor Alex Tofalini e Mari Santilli (canoagem), e Ronan Cordeiro (triatlo), todos beneficiários da Bolsa Pódio.

Outros atletas do Paraná que participarão dos Jogos incluem Carminha de Oliveira (esgrima), Tiago da Silva (futebol de 5), Alex Pereira Witkovski (vôlei sentado), Miquéias Rodrigues (canoagem), Alan Basílio (natação), Juliana Ferreira da Silva (tiro com arco) e Anderson dos Santos (vôlei sentado), que recebem benefícios em categorias distintas do Bolsa Atleta.

Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 reunirão 4,4 mil atletas competindo em 22 modalidades esportivas ao longo de 11 dias. A competição, que inclui atletas com deficiências motoras, amputados, cegos e pessoas com paralisia cerebral ou deficiência intelectual, é o terceiro maior evento esportivo do mundo em termos de venda de ingressos, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo da FIFA.

Fonte: Maringa.com

Outras notícias

Esportes

Maringá Futebol Clube acerta o empréstimo do volante Kadu ao futebol do Chipre

O Maringá Futebol Clube segue gerando oportunidades para atletas do clube e, desta vez, negociou o empréstimo do volante Carlos...
Esportes

Grêmio comemora 120 anos de glórias

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense completa 120 anos de história nesta sexta-feira (15). Pentacampeão da Copa do Brasil, a equipe...