O desenvolvimento de soluções na rede estadual de ensino do Paraná não apenas evidencia o aprendizado em sala, mas também impacta diretamente o ambiente escolar. Entre diversos projetos, o trabalho de um grupo de sete alunos do 3° ano do Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas do Colégio Estadual José Bonifácio, de Paranaguá, chamou a atenção. A equipe se destacou com a criação de um sistema de controle de frequência dos estudantes, que permite à escola ter mais informações e monitorar com mais exatidão a entrada na unidade, o que ajuda a reduzir faltas e atrasos.
“O registro de entrada da escola feito manualmente dificulta o controle e é mais moroso e trabalhoso”, explica Kevin Alonso Martin de Lima, de 18, um dos estudantes envolvidos no projeto.
Foi Alex José Correia Weiss, diretor da escola, quem lançou o desafio aos estudantes. “Nos foi sugerida a criação de uma solução para o registro da frequência a partir de um sistema de controle automatizado”. Desta forma, foi desenvolvido o Programa Xaraggan, um aplicativo que integra escaneadores digitais. Ao entrarem na escola, os estudantes fazem o escaneamento de suas carteirinhas num leitor de código de barras. As informações são automaticamente enviadas a um computador que registra a frequência do aluno e o horário de entrada.
Segundo o diretor Alex Weiss, desde a implantação do sistema, foi registrada uma redução significativa no número de faltas e atrasos injustificados. “Quando o aluno atrasa, o sistema solicita a justificativa, garantindo maior controle e responsabilidade sobre a frequência escolar. Essa inovação vem ao encontro da melhora na qualidade do ensino, garantindo um acompanhamento mais próximo da rotina dos alunos”, afirma.
Fonte: AEN