Antony Blinken, secretário de Estado dos Estados Unidos, prometeu, nesta quarta-feira (13), uma “resposta firme” à presença de tropas norte-coreanas na Rússia. A Coreia do Norte enviou tropas de seu exército para a Kursk, região russa que faz fronteira com a Ucrânia. O serviço de inteligência da Coreia do Sul afirmou com precisão que eles já “participam em combates”.
O pronunciamento foi feito durante um dos vários encontros promovidos por ele, em Bruxelas, na Bélgica, para defender a ajuda à Ucrânia. Após uma reunião com o secretário-geral da Otan, Mark Rute, o chefe da diplomacia americana disse que “este novo elemento, tropas da Coreia do Norte injetadas na batalha, e agora quase literalmente no combate, o que exige e terá uma resposta firme”.
O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está acelerando a entrega de ajuda militar à Ucrânia e planeja mecanismos para que os europeus assumam o controle do auxílio. Kiev e seus aliados temem que Donald Trump interrompa a ajuda ao país quando assumir a Casa Branca.
Fonte: Jovem Pan News