Região

Prefeitura de Sarandi inaugura Caps AD e amplia acesso a atendimento para usuários de drogas

A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou na manhã desta sexta, 6, o Centro de Atenção...

A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou na manhã desta sexta, 6, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), com foco em ampliar o acesso de usuários de drogas a serviços de saúde mental e dependência química. A unidade, localizada na avenida Universal, 361, Jardim Universal, se soma aos demais aparelhos públicos que integram a rede de serviços do município.

A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito de Sarandi, Walter Volpato, da primeira-dama, Lúcia Volpato, do secretário de Saúde, Márcio Manoel e demais secretários da administração municipal. Em sua fala, Walter Volpato destacou a importância de investimentos em saúde mental. “Essa unidade é mais um avanço em saúde para Sarandi. Garantir serviços de qualidade é um compromisso em nossa gestão”, disse o chefe do Poder Executivo.

Para o secretário de Saúde, Márcio Manoel, a inauguração representa mais um passo dado para a promoção de saúde mental para todos. “Entender as diferentes necessidades existentes entre as pessoas é a chave principal para a elaboração de estratégias de trabalho que contemplem o máximo de pessoas possíveis. Esse local irá oferecer serviço focado a um público, garantindo atendimento integral aos pacientes”, afirmou.

Cerca de 200 pacientes, já inseridos por meio de acolhimento, deverão ser atendidos. As atividades iniciam já na próxima segunda, 9. Os atendimentos serão realizados pela equipe multidisciplinar, composta por dois psicólogos, um assistente social, um enfermeiro e um terapeuta ocupacional, com previsão de ampliação. A unidade se soma ao Caps ll, que tem como foco o atendimento de pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e persistentes.

Christiane Miranda, coordenadora da unidade, afirma que, com a criação da nova unidade, será possível haver ampliação dos atendimentos. “O trabalho desenvolvido busca olhar o indivíduo de forma integral, e não apenas como dependente químico. Com atendimentos em grupo, psicoterapia, visitas domiciliares, acompanhamento familiar, orientações e demais atividades, buscamos, antes de tudo, resgatar a dignidade por vezes perdida”, afirma.

Os atendimentos no Caps AD podem ser feitos de forma espontânea, diretamente na unidade, ou por encaminhamento de outros aparelhos da rede de saúde pública. Em todo Brasil, entre 2019 e 2021, o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou quase 60 milhões de atendimentos psicossociais nos Centros de Atenção Psicossocial de todas as modalidades, apontam dados do Ministério da Saúde.

Fonte: Prefeitura de Sarandi



Outras notícias

Região

Meio Ambiente planta ipês às margens da Estrada Jaguaruna, convida entidades e lembra Dia do Voluntariado

A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou plantio de mudas de ipê ao longo da...
Região

Ponte ligando Sarandi a Maringá, já em construção, está prevista para ser concluída em abril de 2024

A construção da ponte ligando a avenida Nova São Paulo, no Jardim Centro Cívico, em Sarandi, a avenida Mário José...