A Prefeitura de Maringá confirmou, nessa sexta-feira (3), os 12 nomes que ocuparão as superintendências das secretarias municipais, cargos de alta relevância abaixo apenas dos secretários. A lista dos indicados foi publicada no Diário Oficial do Município.
Entre os escolhidos, destacam-se três ex-vereadores que não conseguiram se eleger em 2024. Alex Chaves (MDB), que liderou a bancada do prefeito Ulisses Maia na Câmara entre 2017 e 2024, será o superintendente da Secretaria de Assistência Social, que agora tem Leandro Bravin (PL) como titular.
Jean Marques (Podemos), ex-vereador que optou por não disputar a reeleição, foi nomeado superintendente da Secretaria de Governo, sob a liderança do Coronel Marcelo Pessôa. Marques também é procurador concursado do município, cargo que continuará ocupando paralelamente à nova função.
A lista inclui, ainda, figuras políticas de cidades vizinhas. Eunildo Zanchin, conhecido como “Nildão” (Progressistas), ex-presidente da Câmara de Sarandi e candidato derrotado à Prefeitura local em 2024, foi indicado para a Superintendência da Secretaria de Assuntos Metropolitanos.
Na área de Segurança Pública, o Coronel André Dorecki, ex-comandante do 3º Comando Regional da Polícia Militar, assumirá a superintendência da pasta. Já na Saúde, o escolhido foi José Orlando Benedetti Vila, que anteriormente ocupou o cargo de secretário de Saúde em Marialva.
As nomeações consolidam um perfil técnico e político para as superintendências, reforçando a integração entre Maringá e municípios vizinhos. No entanto, os indicados enfrentam o desafio de atender às expectativas administrativas e políticas do novo ciclo.
Fonte: Maringá Post