A Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias de Obras Públicas, Mobilidade Urbana e Pessoa com Deficiência, segue com a substituição das rampas de acessibilidade metálicas por estruturas em cimento ou paver com o objetivo aumentar a segurança. O contrato vigente prevê a substituição de 18 rampas, com investimento de cerca de R$ 200 mil.
Neste etapa, o trabalho é realizado nas esquina da Rua Piratininga com as ruas Arthur Tomas e Joubert de Carvalho, além da Avenida Tiradentes. Após a conclusão desses trechos, novas localidades serão contempladas, garantindo a ampliação da acessibilidade e da segurança para toda a população.
O secretário da Pessoa com Deficiência, Marcos Aurélio da Silva, destaca a importância da modernização das rampas. “Com essa mudança, garantimos a acessibilidade e a segurança para quem anda pelas ruas de Maringá”.
Modernização – Em 2008, foram instaladas 360 rampas de acessibilidade em chapa metálica antiderrapante, substituindo as antigas rampas com canaletas, que dificultavam a mobilidade, pois as cadeiras de rodas frequentemente travavam nesses espaços. As rampas metálicas foram projetadas e instaladas conforme as normas de acessibilidade da época. No entanto, com o passar dos anos, percebeu-se que o material se tornava escorregadio, comprometendo a segurança.
Fonte: Prefeitura de Maringá