Na abertura da ExpoLondrina, realizada na última sexta-feira (4) em Londrina (PR), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) surpreendeu ao descartar o governador Ratinho Júnior (PSD) como possível candidato à Presidência da República em 2026. Segundo Bolsonaro, uma das vagas ao Senado pelo Paraná contará com o apoio dele para o deputado federal Filipe Barros (PL), natural de Londrina. A outra, contrariando especulações políticas no estado, será destinada ao próprio governador Ratinho Júnior.
A declaração ocorre no momento em que Ratinho Júnior articula nos bastidores uma candidatura ao Palácio do Planalto, visando a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A sinalização de Bolsonaro veio após um almoço entre os dois, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, antes da viagem à ExpoLondrina.
Antes de embarcar para os Estados Unidos, onde cumprirá uma agenda de duas semanas, o governador paranaense também esteve com Bolsonaro em São Paulo. Ambos participaram de um ato na Avenida Paulista em defesa da anistia aos condenados pelos ataques às sedes dos Três Poderes, ocorridos em 8 de janeiro de 2023.
Além de Ratinho Júnior, também marcaram presença no evento os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Ronaldo Caiado (GO), Jorginho Mello (SC), Romeu Zema (MG), Mauro Mendes (MT) e Wilson Lima (AM). O ato reuniu cerca de 45 mil apoiadores, de acordo com estimativas da Polícia Militar.