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Em viagem oficial aos EUA, Governador do Paraná Ratinho Junior participa do Aerp Day e defende modernização da radiodifusão

Governador defendeu mudanças na legislação para garantir mais competitividade às empresas de radiodifusão Durante viagem oficial aos Estados Unidos, o...

Foto: Jonathan Campos/AEN

Governador defendeu mudanças na legislação para garantir mais competitividade às empresas de radiodifusão

Durante viagem oficial aos Estados Unidos, o governador do Paraná, Ratinho Junior, participou do Aerp Day, evento promovido pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp). A programação faz parte do NAB Show, maior feira mundial de tecnologia e radiodifusão, realizada anualmente em Las Vegas pela National Association of Broadcasters (NAB).

O encontro reuniu empresários paranaenses e representantes do setor de diversas partes do Brasil e do mundo. Ao discursar para os participantes, Ratinho Junior destacou indicadores econômicos que ilustram o bom momento vivido pelo Paraná. Segundo ele, o Produto Interno Bruto (PIB) do estado cresceu 63% em seis anos — de R$ 440 bilhões em 2018 para R$ 718,9 bilhões em 2024.

Esse crescimento, afirmou o governador, tem gerado impactos positivos no mercado de trabalho. O Paraná fechou o quarto trimestre de 2024 com a menor taxa de desemprego desde 2012: 3,3%, segundo o IBGE.

“Estes dados demonstram que fizemos o dever de casa, reduzindo a burocracia e criando condições para o setor privado investir no Paraná. Isso se reflete no aumento do PIB e na criação de milhares de empregos”, disse Ratinho Junior.

Ele também mencionou o desempenho do turismo: em 2024, o Paraná recebeu 894 mil turistas estrangeiros, um aumento de 13,2% em relação a 2023. O Estado se tornou o terceiro principal portão de entrada de visitantes internacionais no Brasil.

Defesa da radiodifusão e isonomia com big techs

Ratinho Junior defendeu mudanças na legislação para garantir mais competitividade às empresas de radiodifusão. Ele criticou a burocracia e pediu isonomia em relação às plataformas de streaming e big techs, principalmente no que diz respeito ao pagamento de impostos e direitos autorais.

“Não é possível que dos R$ 5 bilhões do fundo eleitoral, 40% acabem nas mãos de Google, Meta e Facebook. Um candidato não pode comprar um anúncio numa rádio AM da sua cidade, mas pode gastar milhões em plataformas digitais. Isso está errado”, afirmou o governador.

“As rádios precisam ter as mesmas condições para competir, apresentar suas plataformas à população e continuar promovendo emprego, turismo e informação local de qualidade.”

Ratinho Junior também ressaltou que a regulamentação do setor precisa ser atualizada:

“As regras da radiodifusão foram criadas décadas atrás, num modelo cartorial. Precisamos modernizar esse sistema para que os empresários possam expandir suas atividades e contribuir ainda mais com o desenvolvimento regional.”

Encontros com líderes do setor e agenda de inovação

Em Las Vegas, o governador também se reuniu com diretores da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e da Abratel (Associação Brasileira de Rádio e Televisão). Outro destaque da agenda foi o encontro com Eduardo López, presidente do Google Cloud para a América Latina. Recentemente, o governo estadual firmou parceria com a empresa para implementar seis novas soluções com inteligência artificial voltadas à melhoria dos serviços públicos.

Visita à Axon, no Arizona

Após os compromissos em Las Vegas, Ratinho Junior segue para Phoenix, capital do Arizona, onde visitará a sede da Axon Enterprise, empresa referência em tecnologia para segurança pública. O Paraná está adquirindo 1.400 armas não letais (teasers) da empresa, com investimento de R$ 24,6 milhões. A visita servirá para tratar do cronograma de entrega dos equipamentos.

Fonte: Aerp / AEN-PR



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