Programa habitacional garante moradia acessível para a população
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Urbanismo e Habitação, entregou nesta quarta-feira, 16, o Residencial Maraú, empreendimento viabilizado pelo Programa Zonas Especiais de Interesse Social (ProZeis). Localizado no bairro Chácaras Aeroporto, o residencial representa a concretização do sonho da casa própria para 200 famílias.
O Residencial Maraú tem 200 apartamentos de 52 metros quadrados, com dois quartos, cozinha integrada, sacada e vaga de garagem. Construído pela VLP3 Engenharia, o empreendimento tem área de lazer completa, com piscina, dois espaços gourmet, academia, brinquedoteca e playground.
O prefeito Silvio Barros participou da cerimônia de entrega das chaves e destacou a importância dos programas voltados para habitação social. “Os maringaenses merecem morar em Maringá e, com o Prozeis, a Prefeitura garante unidades habitacionais com valores mais acessíveis para a população. Vamos investir na política habitacional e ter outras modalidades incorporadas ao programa para que mais pessoas possam realizar o sonho da casa própria”, disse.
O secretário de Urbanismo e Habitação, Matheus Barros, explicou que o Prozeis transforma áreas que antes poderiam receber apenas a construção de casas em espaços para edifícios. “Com a autorização para verticalização, a construtora deve destinar um terço dos apartamentos para famílias com renda até três salários mínimos e as demais unidades para famílias com até seis salários mínimos. Isso permite que os apartamentos tenham valores mais acessíveis. Além disso, há subsídios dos governos estadual e federal, que muitas vezes acabam zerando o valor da entrada do imóvel.”
Além de condições facilitadas para financiamento, as famílias contempladas com apartamentos no Residencial Maraú foram isentas dos custos do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e tiveram acesso ao subsídio de R$ 20 mil do programa Casa Fácil Paraná, do Governo do Paraná, e de até R$ 55 mil do Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. A construtora foi isenta de IPTU e ISS de construção civil durante a obra.
Uma das moradoras do residencial, Isabela destacou o sentimento de gratidão ao receber as chaves da casa própria. “O apartamento representa um novo início, toda a minha luta e dedicação. É algo que eu venho almejando há muito anos e não consigo nem acreditar que estou pegando a chave da minha casa”, disse.
Presenças – Também participaram da cerimônia de entrega do Residencial Maraú, a vice-prefeita Sandra Jacovós; a primeira-dama Bernadete Barros; o coordenador regional da Cohapar em Maringá, Jaime Dallagnol; a presidente da Câmara de Vereadores, Majô; os vereadores Uilian da Farmácia, Diogo Altamir da Lotérica, Angelo Salgueiro, Guilherme Machado, Pastor Sandro Martins e William Gentil; além de outras autoridades.
Fonte: Prefeitura de Maringá