Saúde

Novo exame de sangue detecta mais de 50 tipos de câncer em estágios iniciais

Um novo exame de sangue, denominado Galleri, desenvolvido pela empresa americana Grail, está demonstrando resultados promissores na detecção precoce de...

Foto: Gilson Abreu/AEN
Hemepar, doação de sangue Foto Gilson Abreu

Um novo exame de sangue, denominado Galleri, desenvolvido pela empresa americana Grail, está demonstrando resultados promissores na detecção precoce de mais de 50 tipos de câncer. O teste identifica alterações químicas em fragmentos de DNA que circulam no sangue, permitindo a detecção de tumores antes mesmo do aparecimento de sintomas.

Estudos realizados pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) mostraram que o Galleri foi capaz de identificar corretamente dois em cada três casos de câncer em 5.000 pacientes com sintomas suspeitos. Além disso, em 85% dos casos positivos, o teste localizou com precisão a origem do câncer no corpo.

O exame é particularmente eficaz na detecção de cânceres difíceis de diagnosticar precocemente, como os de cabeça e pescoço, intestino, pulmão, pâncreas e garganta. Com uma taxa de falsos positivos baixa, o Galleri apresenta potencial para ser uma ferramenta complementar aos métodos tradicionais de rastreamento de câncer.

Embora ainda esteja em fase de testes e não substitua os exames convencionais, o Galleri representa um avanço significativo na oncologia, oferecendo a possibilidade de diagnósticos mais rápidos e tratamentos mais eficazes. O NHS planeja expandir o uso do teste para mais um milhão de pessoas entre 2024 e 2025, caso os resultados continuem positivos.

Este desenvolvimento traz esperança para a detecção precoce do câncer, aumentando as chances de tratamento bem-sucedido e salvando vidas.

Fonte: CNN Brasil/ Folha de S.Paulo/ BCC Brasil



Outras notícias

Saúde

Falsa médica presa em SP é solta após pagar fiança de R$ 50 mil

A mulher, presa em flagrante por se passar por médica em São Paulo, pagou fiança de R$ 50 mil e...
Saúde

Paraná forma primeira turma de médicos para atuar com acupuntura no SUS

Com o objetivo de expandir a oferta de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) e ampliar o acesso da população paranaense...