O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa nesta terça-feira (13) a notificar cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios nos últimos anos e que podem ter sido vítimas de cobranças indevidas, resultado de fraudes envolvendo descontos não autorizados.
Esses beneficiários deverão informar se autorizaram ou não as cobranças para que possam ser ressarcidos. A notificação será feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. A plataforma, além do telefone 135 e do site oficial, permite que os cidadãos consultem seus benefícios sem precisar ir a uma agência.
Na quarta-feira (14), os segurados notificados poderão conferir qual associação realizou o desconto e o valor cobrado. Essa consulta poderá ser feita tanto pelo aplicativo quanto pela central de atendimento 135.
A partir dessas informações, o beneficiário deverá confirmar se autorizou a cobrança ou se trata-se de um desconto irregular. Não será necessário apresentar documentos ou comprovantes para contestar os valores, e não haverá prazo-limite para registrar a reclamação.