Esportes

Justiça afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF por suspeita de fraude

Decisão do TJ-RJ aponta possível falsificação de assinatura do Coronel Nunes e nomeia Fernando Sarney como interventor da entidade. O...

Rodrigo Ferreira/CBF
Rodrigo Ferreira/CBF

Decisão do TJ-RJ aponta possível falsificação de assinatura do Coronel Nunes e nomeia Fernando Sarney como interventor da entidade.

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, foi oficialmente afastado do cargo por decisão da 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), publicada nesta quinta-feira (15). A medida atende a um pedido do vice-presidente da entidade, Fernando Sarney, e se baseia em suspeitas de falsificação da assinatura do Coronel Nunes, um dos vice-presidentes da confederação, em um documento que consolidava o poder de Ednaldo na CBF.

O documento em questão havia sido homologado em fevereiro para encerrar a ação que questionava a legalidade da eleição de Ednaldo. A possível fraude, somada a um atestado médico que aponta incapacidade cognitiva do Coronel Nunes, levou o desembargador Gabriel De Oliveira Zefiro a declarar nulo o acordo que validava a eleição.

“O acordo firmado entre as partes, homologado outrora pela Corte Superior, é nulo em razão da incapacidade mental e de possível falsificação da assinatura de um dos signatários”, escreveu o magistrado em sua decisão.

Além de anular o acordo, o desembargador determinou o afastamento de toda a diretoria da CBF e nomeou Fernando Sarney como interventor. Ele será responsável por convocar novas eleições “o mais rápido possível”, conforme os prazos estabelecidos no estatuto da entidade.

A decisão também ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) receber duas denúncias contra Ednaldo Rodrigues – uma da deputada federal Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ) e outra de Fernando Sarney. Apesar de o ministro Gilmar Mendes ter recusado pedidos de afastamento, ele remeteu o caso novamente à Justiça do Rio, que culminou na sentença desta quinta.

Entre os elementos considerados pelo TJ-RJ está um laudo médico de maio de 2023, que aponta que o Coronel Nunes sofre de hidrocefalia, déficit cognitivo, tontura e ataxia. A ausência do ex-dirigente na audiência do dia 12, somada a uma perícia grafotécnica, reforçou a suspeita de falsificação da assinatura no documento.

Confira os principais trechos da decisão:

  • Afastamento da diretoria atual da CBF;
  • Nomeação de Fernando Sarney como interventor com poderes administrativos;
  • Realização de novas eleições em prazo estatutário;
  • Intimação imediata das partes envolvidas.

A crise na cúpula da CBF ganha novos contornos e deve movimentar o cenário político do futebol brasileiro nas próximas semanas.

Fonte: CNN Brasil



Outras notícias

Esportes

Maringá Futebol Clube acerta o empréstimo do volante Kadu ao futebol do Chipre

O Maringá Futebol Clube segue gerando oportunidades para atletas do clube e, desta vez, negociou o empréstimo do volante Carlos...
Esportes

Grêmio comemora 120 anos de glórias

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense completa 120 anos de história nesta sexta-feira (15). Pentacampeão da Copa do Brasil, a equipe...