Mudanças não afetam mensagens privadas e fazem parte da estratégia da Meta para monetizar o aplicativo.
O WhatsApp confirmou nesta segunda-feira (16) que começará a exibir anúncios em sua aba Atualizações, onde ficam os Status e Canais. A novidade faz parte do plano da Meta para gerar novas fontes de receita na plataforma, seguindo o modelo já adotado no Facebook e Instagram.
Entre as mudanças, os anúncios aparecerão entre os Status, em formato semelhante aos stories de outras redes sociais. Além disso, canais poderão pagar para ter maior visibilidade no diretório do aplicativo e será possível oferecer conteúdos exclusivos por assinatura, com planos de repasse de receita para criadores e empresas no futuro.
A Meta garantiu que as conversas privadas seguem protegidas por criptografia de ponta a ponta e que as mensagens não serão utilizadas para segmentar publicidade. Os anúncios serão exibidos com base em informações básicas como localização, idioma, canais seguidos e interação com conteúdos no app. Quem utiliza a Central de Contas da Meta poderá ver anúncios personalizados de acordo com suas preferências no Facebook e Instagram.
A implementação será gradual, e, por enquanto, os chats pessoais não terão anúncios. A iniciativa marca um novo momento para o WhatsApp, que busca se firmar também como plataforma de negócios e serviços.
Fonte: UOL/ Business Insider