O Procon Sarandi, em cumprimento da resolução n° 855/2024, realiza, constantemente, ações de fiscalizações educativas contra a venda de cigarros eletrônicos em tabacarias e demais estabelecimentos da cidade. Até o momento, 29 estabelecimentos foram notificados, entretanto, a ação segue nas próximas semanas em outros pontos da cidade. Caso haja reincidência, o estabelecimento pode ser multado.
Desde agosto de 2009, todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A proibição da fabricação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e a propaganda de todos os dispositivos eletrônicos de fumar, inclusive o seu uso em ambiente coletivo fechado segue proibida, conforme nova resolução que entrará em vigor na próxima quinta, 2.
Os dispositivos não possuem nenhum tipo de certificação. Também estão relacionados ao surgimento de doenças cardiovasculares e respiratórias como infarto, hipertensão arterial e câncer. Em alguns casos, há também a possibilidade do desenvolvimento de Lesão Pulmonar Associada ao Uso de Cigarro Eletrônico (Evali), que acarreta em sintomas respiratórios graves.
Fonte: Prefeitura de Sarandi.