Nesta sexta-feira (19), a Microsoft informou que uma falha em seus sistemas está impedindo a utilização de diversos softwares e serviços da companhia. O problema, que afeta empresas e usuários em todo o mundo, foi anunciado pela empresa através de suas redes sociais. “Estamos investigando um problema que impacta o acesso aos aplicativos do Microsoft 365 e a serviços”, declarou a Microsoft.
A interrupção começou na noite de quinta-feira (18) e atingiu principalmente sistemas no centro dos Estados Unidos, conforme detalhado na página de status do Azure, a plataforma de computação em nuvem da Microsoft. A companhia explicou que o problema tem um alcance global, afetando usuários e empresas de diversos setores, incluindo companhias aéreas que precisaram cancelar voos.
Entre as companhias afetadas, a americana Frontier foi forçada a cancelar alguns voos nos EUA. A holandesa KLM suspendeu a maioria de seus voos devido à falha nos sistemas computacionais. A Ryanair, em comunicado, informou que a interrupção está fora de seu controle e recomendou que os passageiros cheguem aos aeroportos de partida com pelo menos três horas de antecedência.
Os problemas também se estendem a vários aeroportos. O aeroporto de Londres Gatwick enfrenta dificuldades nas áreas de check-in, bagagens e segurança, enquanto o aeroporto de Berlim teve suas operações interrompidas.
Em uma atualização recente, a Microsoft afirmou que identificou a causa da falha e está trabalhando para restaurar o acesso aos serviços afetados.
Com informações da Jovem Pan/ Estadão.