O Brasil triunfou sobre a seleção espanhola de handebol feminino nesta quinta-feira (25), com uma vitória convincente por 29 a 18, em sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A partida marcou o primeiro confronto das brasileiras na competição.
O primeiro tempo foi dominado pelo Brasil, que encerrou a primeira metade do jogo com uma vantagem de 15 a 10. No segundo tempo, as brasileiras mantiveram uma forte pressão, chegando a ter uma vantagem de 10 gols em determinados momentos. Limitando a seleção espanhola a apenas 8 gols na segunda etapa, o Brasil assegurou a vitória com tranquilidade. Este triunfo quebrou um tabu histórico, já que o Brasil não derrotava a Espanha em competições oficiais de handebol há dez anos.
Após a vitória sobre a Espanha, o Brasil enfrentará a Hungria, três vezes medalhista olímpica; a Angola, tetracampeã africana; a Holanda, campeã mundial em 2021; e a França, atual campeã olímpica. O objetivo do handebol feminino brasileiro é superar suas campanhas anteriores, que não resultaram em medalhas. Em Londres 2012 e Rio 2016, a seleção chegou às quartas de final, enquanto em Tóquio foi eliminada na fase de grupos.
A competição olímpica de handebol feminino conta com 12 seleções divididas em dois grupos de seis. As partidas são disputadas em turno único, com vitórias valendo dois pontos. Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para as eliminatórias, que começam nas quartas de final, enquanto os dois últimos são eliminados.
O próximo compromisso da seleção brasileira de handebol feminino será no domingo (28), às 4h (horário de Brasília), contra a Hungria. Ainda hoje, pelo Grupo B, a Holanda venceu a Angola por 34 a 31, posicionando-se no topo da tabela ao lado do Brasil. O último jogo do grupo, entre Hungria e França, acontecerá às 14h (horário de Brasília).
Fonte: Jovem Pan