O zagueiro Juan Manuel Izquierdo, do Nacional do Uruguai, faleceu nesta terça-feira em São Paulo. O jogador, de 27 anos, sofreu um mal súbito durante o segundo tempo do jogo contra o São Paulo, na última quinta-feira, no Morumbi, pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores. Apesar dos esforços médicos, Izquierdo não resistiu e teve sua morte confirmada pelo Hospital Albert Einstein, onde estava internado.
Con el más profundo dolor e impacto en nuestros corazones, el Club Nacional de Football comunica el fallecimiento de nuestro querido jugador Juan Izquierdo.
— Nacional (@Nacional) August 28, 2024
Expresamos nuestras más sinceras condolencias a su familia, amigos, colegas y allegados.
Todo Nacional está de luto por… pic.twitter.com/mYU28mqw6m
O incidente ocorreu aos 39 minutos da etapa final, quando Izquierdo caiu no gramado. Inicialmente, ele foi diagnosticado com uma arritmia cardíaca. No sábado, o hospital informou que o jogador sofreu uma parada cardíaca enquanto era transportado do estádio na ambulância, necessitando de ressuscitação imediata.
No domingo, os médicos relataram uma “progressão do comprometimento cerebral” e “aumento da pressão intracraniana”. Izquierdo permaneceu em cuidados intensivos, dependente de ventilação mecânica, e na noite de segunda-feira, seu quadro neurológico foi descrito como crítico.
A arritmia cardíaca de Izquierdo havia sido detectada há dez anos, quando ele ainda jogava pelo Cerro, do Uruguai, conforme revelado pelo secretário nacional de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá. Na época, ele tinha apenas 17 anos e foi informado sobre a condição após um eletrocardiograma.
Nos últimos dias, a família de Izquierdo se deslocou para o Brasil para acompanhar seu tratamento. Seus pais, Nelson e Sandra, e sua esposa Selena, que é mãe de uma filha de dois anos e meio e de um filho recém-nascido, estiveram em São Paulo acompanhados por membros da delegação do Nacional e alguns jogadores da equipe.
Em solidariedade à perda, o Campeonato Uruguaio foi temporariamente interrompido, sem previsão para o retorno das partidas. Nesta terça-feira, jogadores do São Paulo, incluindo Calleri, Rafinha e Michel Araújo, visitaram o hospital em um gesto de apoio à família.
Fonte: GE/ Nacional (URU)