O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta quinta-feira (5) seu apoio irônico à vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, nas eleições presidenciais americanas de novembro, onde ela enfrentará o republicano Donald Trump. Em um fórum econômico em Vladivostok, Putin comentou: “Joe Biden recomendou aos seus eleitores que apoiassem Harris, por isso iremos apoiá-la também”. O líder russo mencionou o “riso contagiante” de Harris como uma razão para sua preferência, afirmando: “Ela ri de forma tão expressiva e contagiante que isso significa que está tudo bem com ela”, insinuando que isso poderia evitar novas sanções contra a Rússia.
A declaração de Putin ocorre um dia após Washington renovar acusações contra Moscou por interferência nas eleições americanas. No início deste ano, Putin já havia feito comentários irônicos sobre preferir Joe Biden a Trump, chamando Biden de um político “à moda antiga” e mais previsível.
Na quarta-feira (4), autoridades americanas anunciaram um esforço abrangente para conter as campanhas de influência russa nas eleições de 2024. As medidas incluem sanções, indiciamentos e a apreensão de domínios da web supostamente usados pelo Kremlin para disseminar propaganda e desinformação sobre a Ucrânia e influenciar os eleitores nos Estados Unidos.
Fonte: Jovem Pan