Durante a visita do ministro da Saúde a Maringá nesta segunda, 31, também ocorreu a entrega de novas ambulâncias ao Samu e abertura da campanha de vacinação contra a gripe
A Prefeitura de Maringá recebeu nesta segunda-feira, 31, a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A agenda oficial, realizada na nova Sala de Vacina da Secretaria de Saúde, marcou importantes avanços para a Saúde do município, com destaque para o anúncio de Maringá como a primeira cidade-piloto do ‘Programa Mais Acesso a Especialistas’, iniciativa do Governo Federal para reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados.
“Todos os municípios do Paraná aderiram ao esforço do Governo Federal para reduzir as filas. Estima-se que 752 mil procedimentos diagnósticos e cirurgias eletivas sejam realizados no Paraná em 2025 e temos certeza de que Maringá será protagonista nesse processo”, afirmou o ministro Alexandre Padilha.
O prefeito Silvio Barros destacou a importância de Maringá ter sido escolhida como cidade-piloto de um programa nacional que busca solucionar um dos grandes desafios da administração. “Essa parceria é muito importante. O ministro da Saúde não arriscaria fazer um teste de um programa tão importante em Maringá se não confiasse que iria dar certo. Muito obrigada pela confiança depositada na nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Atualmente, Maringá tem cerca de 135 mil procedimentos na fila de espera. O secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, destacou que a adesão ao programa marca um avanço significativo na política local de Saúde. “Com a assinatura do termo de adesão, o município inicia um processo financiado pelo Governo Federal, com prazo inicial de seis meses. Vamos fazer mutirões de consultas e exames especializados e realizar cirurgias eletivas nos períodos que os centros cirúrgicos estão ociosos, ou seja, de madrugada ou das nove da noite em diante. Estamos em busca de parcerias com universidades, clínicas, consultórios e hospitais para aumentar a execução dos procedimentos”, explicou.
Durante a visita, o ministro Padilha também assinou a concessão da entrega de cinco ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os novos veículos vão reforçar a frota e ampliar a capacidade de resposta no atendimento de urgência e emergência. “Estamos entregando definitivamente essas ambulâncias para fortalecer o Samu, reduzir o tempo de espera e salvar vidas”, afirmou o ministro. Durante o evento, o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, também anunciou a aquisição de quatro novas ambulâncias com recursos próprios do Fundo Municipal de Saúde. Com isso, Maringá será contemplada com um total de nove novas ambulâncias para o Samu.
O ministro também falou da importância da Sala de Vacina e da Central de Distribuição de Imunobiológicos da Secretaria de Saúde, que voltaram a aplicar todos os imunizantes do calendário básico na última sexta-feira, 28. “Temos duas obsessões no Ministério da Saúde: defender a vacina e reduzir o tempo de espera para atendimento especializado. A reabertura da Sala de Vacina de Maringá representa a defesa da vida”, declarou Padilha.
Durante o evento, também foi lançada oficialmente a campanha de vacinação contra a gripe, com aplicação simbólica das primeiras doses em uma gestante, no prefeito Silvio Barros e no secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi. A partir desta terça-feira, 1º, o imunizante estará disponível em 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Sala de Vacina da Secretaria de Saúde (clique aqui e confira quem pode receber o imunizante).
Caminhões da coleta seletiva – Durante a visita a Maringá, o ministro da Saúde também participou da entrega de 50 caminhões do convênio “Expansão das Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs)” para fortalecer a coleta seletiva em municípios vizinhos de Maringá. Na ocasião, ele reforçou a importância da coleta seletiva como ação estratégica para a saúde pública, especialmente no combate à dengue, por meio da eliminação de criadouros do mosquito transmissor.
Fonte: Prefeitura de Maringá