Modelo Gemini Nano identifica fraudes em tempo real e protege usuários no desktop e Android
O Google anunciou nesta quinta-feira (8) a integração de inteligência artificial ao navegador Chrome para reforçar a segurança contra golpes online. A principal novidade é a adoção do modelo de linguagem Gemini Nano, que opera diretamente no dispositivo do usuário, permitindo detectar e alertar sobre sites fraudulentos em tempo real, mesmo que sejam ameaças inéditas.
Essa tecnologia já está sendo utilizada para bloquear tentativas de fraude, como falsos atendentes de suporte técnico, e será expandida para mais dispositivos e tipos de ataques. Além disso, o Chrome para Android receberá alertas inteligentes para notificações maliciosas, oferecendo aos usuários a opção de bloquear ou revisar mensagens suspeitas.
Na Busca do Google, a IA permite detectar e bloquear centenas de milhões de resultados fraudulentos todos os dias, identificando até 20 vezes mais páginas fraudulentas do que antes. Em casos recorrentes, como falsos atendentes de companhias aéreas, os golpes foram reduzidos em mais de 80%.
Com essas iniciativas, o Google busca fortalecer a proteção dos usuários contra ameaças online, utilizando avanços em inteligência artificial para manter a segurança na navegação.
Fonte: Olhar Digital/ Google