Apple deixou todo mundo alvoroçado ao anunciar seus óculos de realidade virtual e aumentada Vision Pro. Claramente o produto chamou a atenção dos consumidores com seu potencial, mas também pelo valor elevado de US$ 3.499.
Porém, aplicativos de terceiros serão essenciais para o sucesso do Apple Vision Pro, o que pode ser um grande problema para a Apple. O problema começa com o alto custo e o nicho específico do dispositivo podem fazer com que os desenvolvedores não disponibilizem apps para produto tão rapidamente, conforme apontado por Mark Gurman da Bloomberg.
Preço alto do Apple Vision Pro pode reduzir oferta de apps
Apple desde o lançamento do iPhone e do iPad, os desenvolvedores de aplicaticos de terceiros abraçaram os produtos da maçã, levando à criação de milhões de aplicativos. No entanto, o mesmo não pode ser dito para outras plataformas da Apple, como o Apple Watch e a Apple TV, que têm sido bastante ignoradas por grandes desenvolvedores.
Uma pergunta fica no ar? A loja de aplicativos do Vision Pro será um sucesso como é no iPhone e do iPad, ou terá o mesmo fracasso como aconteceu como o Apple Watch e a Apple TV? De certa forma será algo no meio-termo. O alto preço do produto e sua base de usuários correspondente poderão desencorajar os desenvolvedores a criar aplicativos para o Vision Pro rapidamente.
Apesar disso, a conversão de aplicativos existentes para a plataforma visionOS deverá ser um processo relativamente simples. Isso pode ajudar a loja de aplicativos do Vision Pro a ser mais bem-sucedida que as versões do Apple Watch e TV, mesmo que nunca atinja a popularidade da loja do iOS.
No entanto, é provável que surjam problemas quando os usuários do Vision Pro começarem a demandar que os desenvolvedores modifiquem significativamente seus aplicativos para se adequar à nova interface ou os reescrevam por completo. Além disso, o número potencialmente pequeno de unidades do Vision Pro vendidas nos primeiros anos pode ser um grande obstáculo para os desenvolvedores investirem no produto.
Com informações: Bloomberg/ Olhar Digital