Os objetivos sustentáveis são metas previstas numa agenda mundial que prevê avanços em diversas áreas, como combate ao fome, universalização do saneamento, redução das desigualdades, paz e justiça. A lista de objetivos, convergentes com as dimensões institucional, social, ambiental e econômica, inclui 17 metas que serão revisadas em 2030. Na área econômica, Sarandi obteve selo social com quatro projetos que alcançaram 8 metas. Na assistência social o município cravou o reconhecimento com 3 projetos com impactos em 4 áreas.
“O desenvolvimento sustentável segue como objetivo cada vez mais fundamental no contexto da ocupação urbana. Em Sarandi não é diferente. A cidade cresceu 50% em uma década é alcançou quase 120 mil habitantes no último censo. Portanto, associar intervenções urbanas com preocupações sociais e ambientais é sempre muito desafiador. Temos avançado muito nesse sentido, a começar pelos investimentos em infraestrutura, como rede de esgoto e água. Assim, nos alinhamos com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, disse o prefeito Walter Volpato em vídeo veiculado no evento.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Antoni Estigarribia, pondera que, à medida que cidade avança de forma organizada, também se constrói um ambiente urbano mais sustentável. “O Selo Social reafirma a convicção de que, quando caminhamos juntos na direção de objetivos comuns, é possível criar impacto muito positivo para a comunidade. O futuro que construímos hoje na cidade, é alicerçado no entendimento que uma cidade é sua gente. Gente que sonha e acredita”, acrescenta o secretário.