Atualizações dos veículos Tesla
As investigações sobre o Autopilot começaram em agosto de 2021, após relatos de mais de 12 acidentes nos quais os carros da Tesla bateram em veículos de emergência estacionados.
A NHTSA concluiu que “o sistema pode ser usado de forma inadequada pelos motoristas, aumentando os riscos de colisões”.
A Tesla, em um primeiro momento, discordou da análise, mas agora aceitou realizar a atualização do software.
Segundo a empresa, a ação “incorporará controles e alertas adicionais àqueles já existentes nos veículos para incentivar ainda mais o motorista a aderir à sua responsabilidade de direção contínua sempre que o Autopilot estiver ativado”.
São afetados pelo recall os veículos Model S (2012-2023), Model X (2016-2023), Model Y (2020-2023) e Model 3 (2017 2023).
Possíveis falhas no Autopilot são alvos de investigação há anos
O sistema Autopilot da Tesla permite que os veículos dirijam, acelerem e freiem automaticamente dentro de sua faixa, enquanto a versão aprimorada pode auxiliar na mudança de faixa em rodovias. A empresa observa que nenhum desses assistentes torna os carros 100% autônomos, exigindo que os motoristas prestem atenção no trajeto.
Desde 2016, a NHTSA abriu mais de 35 investigações envolvendo colisões de veículos da Tesla nos quais há suspeitas de que o sistema de direção falhou. Nestes casos, 23 pessoas acabaram morrendo.