As capacitações de introdução à Libras, inclusão e acessibilidade e deficiência visual estão previstas para ocorrer no primeiro trimestre de 2024. Com o objetivo de auxiliar no atendimento adequado às pessoas com deficiência no trade de turismo, o programa será voltado para profissionais de estabelecimentos de hospedagem, gastronomia, agenciamento, eventos, transporte turístico, taxistas, motoristas de aplicativo, experiência turística, entre outros.
“Nossa gestão tem o compromisso com a inclusão social da pessoa com deficiência em todos os setores. Esse compromisso é estendido também para o turismo, para quem nos visita diariamente. Com o programa de capacitação, Maringá avança ainda mais na acessibilidade e no respeito com todos e todas”, afirma o vice-prefeito e secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Edson Scabora.
O lançamento do programa ocorreu na terça, 12, durante palestra com a arquiteta e urbanista Carolina Kaiser Fregieri, com o tema ′Acessibilidade: o que tenho a ver?′. Segundo a secretária da Pessoa com Deficiência, Maria Elizabeth Dumont Negrelli, o encontro “foi o início do debate de um tema que será ampliado com o programa de capacitação. Maringá se torna referência ao ser parceira do setor de turismo na ampliação das ações de inclusão social voltadas para as pessoas com deficiência”, afirmou.