Educação

Acadêmica de Direito da UEM conquista vaga em curso ofertado por Harvard

Estudante do último ano do curso de Direito, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Emilly Gabriela Bastida da Silva foi...

Foto: UEM/Divulgação
Estudante do último ano do curso de Direito, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Emilly Gabriela Bastida da Silva foi selecionada para participar do programa virtual de educação executiva da Harvard Business School (HBS). A jovem, de 23 anos, conquistou a vaga após passar por um processo seletivo que considerou a experiência profissional e as habilidades organizacionais dos candidatos. Com uma duração de três meses, as atividades serão desenvolvidas do dia 4 de janeiro ao dia 2 de abril.

Fundada em 1908, a Harvard Business School é considerada uma das melhores escolas de negócios do mundo. Com uma metodologia baseada em estudos de caso e um ambiente favorável ao desenvolvimento de redes de contatos, a HBS já formou figuras renomadas como George W. Bush, ex-presidente dos Estados Unidos da América, Ana Botín, atual presidente do Grupo Santander e Sheryl Sandberg, cofundadora da LeanIn.org e ex-diretora de operações da Meta.

Emilly conta que Harvard sempre foi um sonho para ela. “Desde pequena falava para minha mãe que um dia estudaria lá. Ela foi a pessoa que mais me incentivou a correr atrás deste sonho, nunca me deixando desistir, por mais distante que parecia”, declarou a estudante. “Não fui negligente em esperar que as oportunidades caíssem do céu. Me preparei para isso. Busquei saber como funcionavam os processos para que quando tivesse a oportunidade, pudesse tentar o ingresso”, acrescentou.

Intitulado Developing Yourself as a Leader (Desenvolvendo-se como um Líder, em uma tradução livre), o curso escolhido pela estudante é ofertado de forma on-line com aulas ao vivo. Com o objetivo de aprimorar habilidades de liderança e desenvolver competências e conhecimentos que possam impactar significativamente uma organização, o programa possui um corpo docente constituído por professores renomados da HBS e um ambiente de aprendizado colaborativo.

A jovem reconhece que a base acadêmica recebida na UEM e a abordagem direta dos professores foi essencial para sua admissão na HBS. Ela relata que foi desafiada por um ambiente acadêmico exigente que não apenas valorizava a excelência, mas também promovia uma abordagem prática do conhecimento. “A UEM estimulou meu pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento, habilidades que provaram ser essenciais na minha jornada até aqui”, comentou.

Além do apoio da mãe e dos professores, Emilly descreve como essencial o suporte recebido de seus supervisores de estágio, Alan Rogério Mincache e Adriana Eliza Federiche Mincache. Por conhecerem a jovem há muitos anos, eles sabiam dos objetivos dela e a incentivaram a buscar os meios e processos para que o sonho se tornasse realidade.

O programa de educação executiva da HBS se destaca ao integrar aulas online ao vivo, mentorias de desenvolvimento pessoal e aprendizado personalizado. Em uma pesquisa realizada pela HBS para mapear a origem dos alunos do curso, os dados indicaram que 47% dos estudantes têm raízes na América do Norte. Enquanto a América Latina registra o menor percentual, com apenas 4% dos alunos.

As demais regiões, como África, Ásia-Pacífico, Europa e Oriente Médio, também possuem representantes que contribuem para o aspecto internacional do programa. A combinação de diferentes métodos de ensino, somados a um quadro estudantil diversificado, possibilita interações enriquecedoras durante o desenvolvimento do curso. Fatores que evidenciam a atratividade global do programa.



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