A iniciativa é um marco tecnológico para o Paraná e vai gerar um impacto positivo no desenvolvimento tecnológico, transformando a comunidade acadêmica, a indústria de telecomunicações e o setor de inovação, refletindo diretamente no avanço da educação e no processo de modernização e transformação digital do Estado.
Segundo o secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, a implementação da rede é o início de um processo de inovação que vai gerar oportunidades de operação em diversos setores como saúde, educação e infraestrutura. “O Paraná já é considerado o Estado mais inovador do Brasil e hoje nós subimos mais um degrau, temos no nosso portfólio a primeira instituição de ensino superior com uma rede privada de 5G. Estamos falando de uma transformação na vida dos professores, dos estudantes e da comunidade”, disse.
A implementação da rede privada de 5G vai permitir que alunos e professores da instituição de ensino superior possam explorar e testar produtos e projetos tecnológicos com mais estabilidade, menor consumo de energia, maior confiabilidade e velocidade de conexão.
“Estamos muito felizes de poder implementar esse projeto pioneiro aqui na universidade. Isso não seria possível de acontecer sem o auxílio da Ligga Telecom, que nos visualizou e nos viu como principal parceiro para esse pontapé. Acredito que vai ser uma informação educacional não só para nós da UniSantaCruz, mas sim para todo o País”, comentou a presidente do Centro Universitário Santa Cruz, Amanda Brito.
Para o diretor presidente da Ligga Telecom, Wendell de Oliveira, o projeto é importante para o desenvolvimento de soluções que irão trazer mais oportunidade e competitividade para as empresas. “O Paraná é o Estado mais inovador do Brasil, Curitiba é a cidade mais inteligente do mundo e essa iniciativa vem para validar o que sempre falamos. Ainda tem muito a ser feito, esse é o primeiro de possíveis centenas de outros projetos”, afirmou.
CEP DIGITAL E CONECTIVIDADE RURAL – A Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital tem implementado diversas ações visando levar um maior acesso de conexão de internet em diversas regiões do Estado.
O Programa de Conectividade Rural iniciou o projeto de implementação de ações de curto prazo em fevereiro. A primeira ação aconteceu durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel. Foram implementadas Provas de Conceito (POCs) de rede de wi-fi com o objetivo de melhorar a cobertura de internet no evento, atingindo pela primeira vez 100% da área com acesso a internet.
Outro projeto é o CEP Rural Digital, que pelo processo de georreferenciamento vai facilitar o acesso de serviços de saúde e segurança pública em propriedades rurais do Estado, proporcionando mais cidadania aos moradores das áreas rurais mais distantes. A tecnologia aplicada no projeto vai emitir códigos únicos e confidenciais indicando a localização exata da entrada das propriedades. Com isso, será possível a localização por aplicativos de navegação, como Google Maps e Waze, facilitando o acesso a elas.
O CEP Rural Digital também vai permitir que serviços particulares, como entregas de produtos e encomendas, cheguem com mais facilidade.