Maringá

Com políticas públicas para regularização e capacitação, Prefeitura cria oportunidades para profissionais do artesanato

A gestão municipal reestruturou o trabalho dos artesãos locais e implantou políticas públicas que garantiram novas oportunidades de negócio. Neste...

Arquivo/PMM
A gestão municipal reestruturou o trabalho dos artesãos locais e implantou políticas públicas que garantiram novas oportunidades de negócio. Neste 19 de março, Dia do Artesão, a Prefeitura de Maringá reforça o compromisso de seguir com novos avanços para a categoria. O município já tem mais 400 artesãos cadastrados, número impulsionado por iniciativas criadas pela gestão municipal, como o próprio cadastramento, avaliação dos produtos, regularização das associações e consultorias, além da garantia de participação dos profissionais em feiras e eventos.

O prefeito Ulisses Maia destacou a importância das políticas públicas para geração de renda e incentivo à produção local. “Com o nosso trabalho, saltamos de 80 para mais de 400 artesãos com cadastro ativo. Isso representa o nosso compromisso em valorizar os talentos locais e também a cultura da nossa cidade”, disse.

Em 2023, a Prefeitura de Maringá publicou o decreto n° 486/2023, que criou o cadastro de artesãos para reunir os dados de todos os profissionais. A inscrição pode ser feita pelo site do município (clique aqui). O cadastro é válido para trabalhadores que residem em toda a área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e que estejam filiados a uma associação local cadastrada.

Todos os profissionais que desejam efetivar o cadastro são avaliados por uma comissão composta por dois membros da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo, um consultor do Sebrae e dois artesãos com inscrição ativa. A partir do cadastro e da avaliação, os artesãos passam a fazer parte do circuito, como direito a espaço na feira do Parque do Ingá, que ocorre todos os domingos e feriados. Além disso, o trabalho pode ser exposto e comercializado em tradicionais eventos da cidade, como a ′Festa da Canção′, que neste ano reunirá mais de 100 artesãos (saiba mais sobre).

O trabalho do município também auxiliou na regularização das associações de artesanato. Atualmente, 14 organizações contam com artesãos cadastrados (confira abaixo a lista de organizações). Os artesãos recebem consultorias, em parceria com o Sebrae, para que os negócios prosperem e estejam conectados à realidade dos consumidores. “Organizar, fomentar e dar conhecimento aos artesãos fazem parte do trabalho que desenvolvemos em prol desse setor tradicional da nossa cidade”, afirmou o secretário de Aceleração Econômica e Turismo, George Coelho.

Confira a lista de associações de artesanato de Maringá:

Arte e União
Amar a Arte
ARTCIC
Arte Canção
Arte da Terra
Arte Ingá
Arte Livre
Artemar
Capricho das Artes
Gralha Azul
Maria do Ingá
Marias
São José
Santo Antônio

Outras notícias

Maringá

Decreto estabelece prazos para serviços no Cemitério Municipal

A Prefeitura de Maringá prepara o Cemitério Municipal para receber os visitantes no Dia de Finados, celebrado em 2 de...
Maringá

Com cerca de 120 concorrentes, ′Prêmio Inova Maringá′ anuncia vencedores; gestão municipal teve 40 projetos finalistas

Para valorizar projetos inovadores da cidade, a Prefeitura de Maringá, por meio da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech),...